top of page
WhatsApp%20Image%202020-06-05%20at%2021.14_edited.jpg

Nossa História

Conheça nossa história em Balneário Piçarras

Fundado originalmente no ano de 1996, a Associação de Bombeiros Voluntários Balneário Piçarras é uma Associção não governamental e sem fins lucrativos.
Infelizmente por motivos de força maior, a Associação teve de ser fechada permanecendo assim durante anos. Foi então que em meados de 2018 um grupo de municipes com um propósito em comum juntamente com profissionais na área do atendimento pré-hospitalar decidiram então trazer o serviço voluntário novamente para nossa comunidade.

Entre em contato
Nossa História: O que nós fazemos
WhatsApp Image 2022-01-24 at 20.23_edited.jpg

Primeiro Comandante

Henrique Geraldes Motta, popularmente conhecido por "Seu Muxima", ganhou popularidade em Balneário Piçarras e Penha diante de sua luta pela criação do Corpo de Bombeiros Voluntários no município, contudo, tem vasta trajetória em prol do bem no mundo. Em seus 87 anos de vida, Seu Muxima colecionou condecorações por seu trabalho. Cidadão honorário de Balneário Piçarras, título lhe concedido em 2012, ele possuía o título máximo dentro da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), o "Crachá de Ouro". A condecoração é atribuída a pessoas que se dedicam às causas humanitárias pelo mundo. Foi o fundador dos Bombeiros Voluntários Luandenses, em Luanda (Angola), e dos Bombeiros Voluntários de Balneário Piçarras.  "Muito teríamos a dizer sobre este grande homem e grande bombeiro que sempre prestigiou a farda que envergou e que hoje nos deixou fisicamente, já que, para sempre estará na nossa memória", homenageou o Núcleo dos Antigos Bombeiros Ultramarinos (Nucbomb), na rede social. Seu Muxima ainda atuou diretamente na fundação da Cruz Verde, de centros de apoio a pessoas carentes em Portugal e Angola, da associação de doadores de sangue em Angola e também associação protetora dos animais. Era conhecido pela frase  "Bombeiro voluntário, o amigo que aparece, na hora do perigo, salva nossas vidas e haveres e em troca e nem sempre, recebe apenas, a palavra obrigado. Bombeiro voluntário, não é quem quer, mas quem Deus quer"

Nossa História: Bem-vindo
bottom of page